Benefícios do Cacau


Cacau

Nome Científico: Theobroma Cacao (Cocoa) 
Parte extraída: Semente
Origem: América Central



PROPRIEDADES
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. É um derivado de grande importância em função de sua composição química e características físicas. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oleico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

INDICAÇÕES
Além de ser um ingrediente indispensável na fabricação de chocolate, a manteiga de cacau é muito usada em formulações cosméticas e dermatológicas. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. 
O cacau é usado em aplicações tópicas em casos de queimaduras, ressecamento labial, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto.